Falcoaria

FALCOARIA

A falcoaria é a técnica de caçar com uma ave de rapina. É uma técnica milenar que foi utilizada por nomades na Asia para caça de subsistencia. A Falcoaria teve seu apogeu na idade média onde reis utilizavam aves nobres como o falcão peregrino para caça de faisões, perdizes e outros animais.

Atualmente a falcoaria tem ajudado na conservação de aves de rapina ameaçadas de extinção e também na utilização de manejo de fauna.

Esta técnica é uma das melhores no controle de pombos, andorinhas, periquitos e outras aves em diversos ambientes que se encontram em desequilibrio.

Por se tratar de um predados natural a presença da ave de rapina no local de manejo dispersa as aves que utilizam o local deslocando para outros ambientes mais seguros onde não ocorra a presença de um predador natural.

Este método é utilizado em acrodromos afugentando as aves que ficam no entorno da pista e que podem vir a colidir com uma aeronave. Outras aplicações são na agricultura, industria, hoteis e até mesmo em um campo de futebol

Reproduzir vídeo

DISPERSÃO DAS ANDORINHAS (PROGNE CHALYBEA) UTILIZANDO TÉCNICAS DE FALCOARIA NAS DEPENDÊNCIAS DA SUZANO S.A. MUCURI – BA

O manejo da populacional da ornitofauna sinantrópica nociva baseia na importância de assegurar a saúde ocupacional de profissionais que em suas atividades diárias tem contato direto ou indireto com essas aves, correndo o risco de contato com diversos patógenos transmitidos, a exemplo de criptococose, histoplasmose, salmonelose, toxoplasmose, e muitas outras doenças a elas associadas. Além da saúde ocupacional, essas aves podem causar prejuízos econômicos no nível de contaminação de produção, danificação de instalações, produtos e equipamentos, além dos prejuízos ambientais.

Devido ao grande volume de dejetos eliminados pelo bando das andorinhas, a SUZANO – Mucuri/BA arrisca ter alguma área interditada, devido à grande concentração de fezes, além de risco de processo trabalhista, de algum funcionário, que seja contaminado por estes dejetos.

CONTROLE DE POMBOS (COLUMBA LIVIA) FAUNA SINANTRÓPICA NOCIVA NAS DEPENDÊNCIAS DA UNIDADE SUZANO BELÉM -PA

O controle populacional da ornitofauna sinantrópica nociva baseia-se na importância de assegurar a saúde ocupacional de profissionais que em suas atividades diárias em contato direto ou indireto com essas aves, correndo o risco de contato com diversos patógenos transmitidos, a exemplo de criptococose, histoplasmose, salmonelose, toxoplasmose, e muitas outras doenças a elas associadas.

Além da saúde ocupacional, essas aves podem causar prejuízos econômicos ao nível de contaminação de produção, danificação de instalações, produtos e equipamentos, além dos prejuízos ambientais.